ONLINE
Buscar no Blog

A fotografia é o melhor vendedor do seu e-commerce

20/08/2020

Fotos de qualidade são responsáveis pelo primeiro impacto positivo do seu produto.

Sem a menor dúvida, a informação mais importante na página do produto, seja na loja virtual ou nos marketplaces, está nas fotos. São elas que chamam a atenção do consumidor em um primeiro momento.

Sabemos o quanto é difícil conquistar a confiança do cliente e estabelecer uma relação de credibilidade entre consumidor e lojista, principalmente em se tratando de uma loja virtual.
Ora, o nome VIRTUAL já causa, por si só, uma certa resistência por parte daquele que vai informar seus dados bancários em um site que ele sequer sabe se "existe" de fato.

Aliás, falando em "fato", me vem à memória uma antiga expressão: "Contra fatos (e fotos) não há argumentos."
Chegamos assim ao assunto principal deste artigo: as fotos do seu produto.

A importância das fotos

Em uma loja física, o consumidor pede ao vendedor para "descer" o produto para que ele possa tocá-lo, sentir a textura, sentir o peso, conferir as medidas, analisar o material... Ele quer "ver" com as próprias mãos.
Na loja virtual isso ainda não é possível, claro, mas os desejos do cliente e a cultura de compra ainda são os mesmos. Ele quer "sentir" o produto antes de clicar no botão Comprar.

Como chegar ao mais próximo possível da realidade das lojas físicas?

As fotos do seu produto devem ser minuciosamente detalhadas, bem iluminadas, com fundo contrastante, com recortes em close. Não economize na quantidade: publique ao menos umas cinco fotos para cada variação/combinação do produto.

Escolha um ambiente claro, simule um estúdio fotográfico, invista em alguns aparelhos de iluminação, facilmente encontrados no mercado, com preços bem acessíveis. Não é preciso ter uma super-ultra-mega câmera fotográfica. Hoje em dia, os celulares fazem excelentes fotos, com qualidade semiprofissional. Use e abuse desse poder.

Se o seu produto é uma peça de roupa, chame sua prima bonitona para "modelar" pra você. Ajuste a peça ao corpo escultural daquela sua tia bronzeada que acabou de chegar das férias em Salvador ou, quem sabe até, do seu avô descolado com seus lindos cabelos grisalhos.

Se a peça é um vestido ou uma saia floral, por exemplo, tire também fotos mais aproximadas (em close) para detalhar a estampa, as cores, a textura.

Lembre-se de que em uma loja virtual o que realmente vende são as fotos do produto

Até mesmo os produtos que não existem fisicamente (e-books, vídeo-aulas, músicas, softwares, etc...) têm suas próprias fotos, suas próprias capas. Reparem como a Microsoft, por exemplo, se preocupa com belas imagens (e também lindas embalagens) para vender algo que "não existe", como a última versão do Windows ou o novo Word.

Então, mãos à obra!
Bons cliques e boas vendas!

É isso!

*****

Você também vai gostar

Menu

Minha conta

Share