A medida exata das suas vendas no comércio eletrônico
A tabela de medidas no seu e-commerce evita trocas indesejáveis.
Segundo a Ebit (empresa que analisa e certifica a reputação das lojas virtuais no Brasil e no mundo) até 7% das compras realizadas pela internet são simplesmente canceladas ou o produto é trocado. Ou seja, cerca de 3,5 milhões de pedidos são devolvidos. Os e-commerces de vestuário sofrem ainda mais. Nesse caso, a porcentagem de devolução chega aos impressionantes 10%.
Boa parte dessas operações são resolvidas com a troca do produto comprado, que normalmente é por conta do tamanho incorreto.
Evite trocas e devoluções desnecessárias
Uma boa página do produto não pode abrir mão de uma fiel tabela de medidas, principalmente se seu produto é do segmento de moda (roupas, calçados, acessórios...) que é um dos mais afetados quando o assunto é troca por conta de medidas incorretas.
Além dos contratempos com essa operação reversa, há também outros fatores que agravam a situação, entre eles a logística (que geralmente é feita através dos Correios) e o desconforto do seu cliente, podendo alcançar consequências como insatisfação e, claro, lucro menor.
A importância da tabela de medidas
Sabemos que as medidas de roupas e calçados, por exemplo, sofrem pequenas alterações de acordo com a marca. Os manequins variam bastante entre cada um dos fabricantes desse segmento, o que pode causar uma enorme diferença entre as medidas das peças.
Ofereça uma tabela detalhada com as medidas equivalentes para cada peça disponível na sua loja virtual.
Importante também é informar ao seu cliente como ele encontra essas medidas no seu corpo. Ensine-o a usar a fita métrica corretamente. Deixe claro o que você chama de quadril, cintura, busto, etc... Por mais óbvio que isso possa parecer, lembre-se: o que é óbvio para você pode não ser para o seu consumidor.
Outras "medidas" importantes
Além de uma boa e clara tabela de medidas, a página do seu produto deve conter avisos e especificações em relação ao caimento daquele vestido de renda, por exemplo, ou daquele tênis de tecido. Algo como "compre um número menor que o de costume" ou ainda "não laceia após a lavagem" podem ajudar na escolha do número ideal.
Essas medidas (sem trocadilhos) vão colaborar para um bom relacionamento com o seu cliente, evitar custos indesejados e, o melhor de tudo, garantir a satisfação do comprador e a recorrência de compra.
Não se esqueça: um cliente satisfeito (e encantado) é lucro garantido.
Bons negócios, na medida certa!
É isso!